Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de março de 2014

Escolhendo alimentos , será que sei montar meu prato?




IG: daymormano





Andando pelo Net vejo muito erros nos pratos... Algumas pessoas fazem por conta suas dietas e acreditam estar fazendo a melhor escolha nos alimentos. Por muito tempo eu também errei, sem conhecimento passei anos me alimentando de nuguets de frango , tomate , seleta de legumes (enlatada) e arroz. Já fui em nutricionista que me indicou suco de caixinha de pré- treino ( isso porque sempre treinei pra valer, não preciso falar que passei mal né? Rssss) então resolvi falar aqui sobre isso de forma bem simples pra compreensão de qualquer pessoa que for ler.

  Eu pensei que mudaria meu corpo apenas com treino, já apareci em uma loja de suplemento pra conversar com o dono que entendia muito sobre alimentação , eu com um ioio crem na mão perguntando o que eu "tomava" pra secar , ele educadamente respondeu: você não pode comer isso... E eu não botei fé ( eu responderia : toma vergonha nessa sua cara kkkkk ) mais eu teimava que a alimentação não era assim tão importante e me matava de treinar... 
Participando de uma palestra , comecei a perceber que eu remava pro lado contrário e resolvi fazer um "tratamento " com um médico especializado que me falou sobre alimentação , e eu comprei a ideia... Meu corpo foi se transformando e eu fui me interessando cada vez mais pelo assunto , ele me disse que eu treinava de mais, descansava de menos e escolhia as coisas erradas para comer ! Fui entendendo os resultados de exames médicos, analisando a intensidade real do meu treino e como respondia meu corpo fisilogicamente e etc ... Comecei então a ir em cursos, congressos e especializações pra entender melhor esse mundo. 

Então segue as minhas dicas se seu objetivo não é apenas emagrecer ou crescer sem qualidade nenhuma e desprezando a composição corporal do seu corpo ( massa magra x massa gorda). Vou falar bem superficial só para terem uma ideia. 

As fontes e gramas ficam para outro dia ... 


Toda refeição eu começo pensando em qual será a proteína ( vai de 100 a 200 g dependendo do  objetivo) , logo após eu faço a escolha de um carboidrato ( sempre integrais ou batata doce de 50 a 150g) e o legume se for uma refeição grande. 

Das proteínas : as mais magras possíveis. 
Frango , clara, atum, filé de tilapia, salmão, patinho moído sem gordura , peito de peru ( em uma opção bem rápida ) .

Carboidrato: integrais porque ? Alta concentração de fibras , Pelo seu baixo índice glicemico , vai te dar saciedade por mais tempo , sem gerar pico de insulina na corrente sanguínea. Carboidrato também é fonte de açúcar na metabolização !!! 
Arroz integral, macarrão integral, aveia, quinoa, batata doce , tapioca.

Legumes : alguns deles possuem muito carbo !!! Então atenção na escolha !!! Além disso alguns possuem IG elevados ( açúcar !!!) então não é qualquer um... Deve ser estudado o melhor para a fase que você se encontra. 
Beringela, repolho, cenoura.

Frutas : não utilizo antes do treino, elas podem atrapalhar o processo de lipolise pela frutose contida nelas.... Mas podem ser bem úteis no pôs treino para otimizar a absorção da proteína .

Alguns exemplos : 


- 80g de arroz integral, filé de tilapia com mostarda  120g e beringela cozida 80g.

- opção de pré e pôs treino líquido : 
Pré-Treino: água de coco + mirtilo + clight uva + aveia + clara.
Pós-Treino: 1/2 banana congelada + aveia+ whey de banana isolado.



100g de batata doce + omelete 200 g com cream cheese


Todo alimento possui caloria !!! Não existe o que engorda ou emagrece, você precisa dominar o balanço energético , até mesmo proteína engorda se você ingerir calorias a mais do que seu corpo necessita. Ficar sem comer é a pior estratégia!!! 

Procure balancear a ingestão de carbo x proteína em qualquer refeição. Eu por exemplo nunca coloco mais carboidrato do que proteína.

Você pode manter as proporções carbo x proteína por um período ou
Ciclar 1º dia carbo X gramas , 2º dia 1/2 X gramas, 3º dia 0g , ou
Dia de treino de perna X gramas , dias de braço ou descanso diminui as gramas ou
Começa a ingestão alta de carbo no dia e vai diminuindo ou zerando conforme o dia passa.
Em fim, existe N formas de se montar uma dieta , de como você vai responder a cada uma... Nosso corpo são mais incertezas do que certezas ....



Espero ter ajudado um pouco a esclarecer alguns erros desconhecidos que cometemos ... 
Procure a ajuda de um profissional , é indispensável !!!! E pesquise qual vai atender melhor a sua necessidade !!!

Bons treinos 

DAYENE MORMANO 
#teamday



Nenhum comentário:

Qual corpo você gostaria de parecer:

Ocorreu um erro neste gadget

Qual deve ser o treino da Vez?

Sobre o que querem ler